Sta. Teresinha - Index

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Sta. Teresinha

Comunidades
ORAÇÃO:
Ó Santa Teresinha, sois exemplo de simplicidade e de humildade e sempre vos colocastes nas mãos do Pai. Intercedei junto a Deus para que os homens compreendam o vosso caminho, que leva ao Céu, para que vencendo o egoísmo e o orgulho, possam construir um mundo melhor e conquistem os povos para o Reino de Cristo pelo amor, justiça e paz. Fazei com que os homens compreendam a mensagem do Evangelho e sejam atraídos a viverem o ideal cristão do amor pelo espírito de desapego e doação. Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, rogai por nós e protegei os missionários. Amém.  
HISTÓRICO:
O terreno onde se situa a capela foi doado em 1958, por Maria Freire de Vasconcelos, sogra de Marita de Vasconcelos, na época do Pe. Alfredo Pereda. Mas o terreno lá ficou servindo de local para reformas de colchões até que em 1960 o Pe. Máximo assumiu a Matriz como Pároco e pediu que ali naquele local começassem as orações nos meses de maio e outubro com a Ladainha de Nossa Senhora e também foi pedido ao Pe. Raul que autorizasse a construção da capela de pau-a-pique, a capela foi feita desta forma e a luz que era usada era do bonde e quando o bonde passava a luz caia e ficava vermelha. Foram surgindo mais pessoas para as orações e começaram também a reunir crianças para a coroação de Nossa Senhora e a catequese iniciou-se com as crianças da coroação, as missas somente eram uma vez no ano no mês de outubro dia de Santa Teresinha, as crianças participavam das missas na capela Nossa Senhora das Dores e também a 1ª Eucaristia era feita na mesma. 

Alguns perguntam, por que o nome Santa Teresinha foi dado a essa capela? Foi porque uma das colaboradoras que era a Marita Vasconcelos era devota da Santa e depois de sua sogra ter doado o terreno ela doou a Imagem de Santa Teresinha que até hoje encontra- se na capela. A imagem de Nossa Senhora das Graças foi doada pelo Padre Raul, o sino do campanário e a cátedra foram doados pelo padre Francisco que trouxe da Tijuca (Sagrados Corações), também havia um cruzeiro a cruz também foi doada pelo Padre Raul. 

Com o tempo houve a necessidade de uma construção melhor e começaram a construção de alvenaria, conforme as crianças faziam a 1ª Eucaristia foram surgindo os grupos de perseverança e de jovens, e assim outras pastorais. A comunidade passou muitos momentos bons e ruins, altos e baixos; temos um grande momento para ficarmos orgulhosos de nossa comunidade, foi quando na Missão Popular de 1997 surgiram as CEBs Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião, a primeira hoje capela da nova Paróquia N. Sra. do Carmo e a segunda capela da Paróquia São João Batista, ambas as Paróquias já foram comunidades da Paroquia N. Sra. do Desterro a qual pertence esta comunidade. Estamos aí lutando para finalizar as obras da capela e este ano de 2012 estamos comemorando 52 anos. 
PASTORAIS E MOVIMENTOS:
Liturgia
Catequese infantil e Perseverança
Catequese de adultos
Dízimo
Acolhida
Círculo Bíblico
Grupo de Oração
ENDEREÇO:
Rua Jupati, 524 - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ 
MISSA:
Sábado às 19:30h 
Fotos:
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal