Imaculada Conceição - Index

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Imaculada Conceição

Comunidades
ORAÇÃO:
Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: "Ave Maria, cheia de graça"; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. 

Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.  
HISTÓRICO
A sequência de fatos, aqui relatados, foi formada através de depoimentos de pessoas como D.Zita, D.Odete, D.Hilda, D.Josefa, D.Rosa, D.Elza, D.Júlia, Sr.Antônio, Sr.Camilo e Sr.Antônio Bassani que eram, de alguma forma, ligadas ao caminho que se percorreu até se chegar ao que temos hoje. 

Em 1953 a D.Edir teve a idéia de termos uma igreja que atendesse aos católicos do bairro. Faziam-se festas, teatros, etc na comunidade para angariar fundos. Mas o tempo passou e só em 1969 ressurgiu essa possibilidade, pois alguns padres lideravam esse movimento. 

Tudo começou com um padre que se chamava João, que visitou o bairro e ajudou a D.Hilda no processo para batizar um de seus filhos. Houve, então, a primeira reunião na casa do Sr.Niquinho, com 17 pessoas. A semente estava plantada. Daí começaram os círculos bíblicos nas casas. Recebemos a primeira catequista, D.Tereza, que veio de outra comunidade. As missas e celebrações eram feitas nas casas. Depois foi fundada o Grupo Jovem e daí passaram a ter a sua sede na Rua Coronel Daniel Cristóvão onde se pagavam aluguel. Lá eram realizadas várias atividades como aulas de catequese, reuniões, festas, bingos e bailes para angariar fundos para compra de um terreno. Posteriormente, o Sr.Orlando doou um terreno para construção da capela. A partir daí várias pessoas passaram a dar assistência à comunidade como o padre Francisco, irmão Vicente, irmã Gabriela, irmã Clotilde, padre Luis, irmã Néia e outros. 

Em 1973 foi construído um salão nesse terreno e lá se realizavam algumas atividades mas quando chovia se corriam para a varanda do Sr.Tiago que era num terreno vizinho. Ainda neste salão foi feito o primeiro batismo da comunidade. A 1º comunhão era feita na capela Maria de Lourdes. 

Em 1975 o padre Navarro veio dar uma força para a comunidade e concretizou-se, realmente, a idéia da construção da capela. Até que, o Sr. Carlinhos fez a doação de materiais de construção e, juntamente com o dinheiro arrecadado em bingos, festas, rifas, os próprios membros da comunidade trabalharam na construção. 

Finalmente, em 1978, o padre Argemiro deu prosseguimento ao trabalho do padre Navarro e lançou, como prioridade, a construção de três (03) capelas: Imaculada Conceição, São João Batista e São José. O conselho Paroquial incentivou a Matriz a nos unir. Em 1979 foram construídas as paredes e a cobertura da capela .As missas, batismo, catequese e Círculos bíblicos continuaram a serem feitos. 

Em 1980 foi feita a campanha do piso. Daí surgiu a oportunidade de comprar o terreno ao lado da capela, onde residia o Sr. Tiago. Com isso, a área da capela reúne, hoje, aproximadamente, 1 .500m2. 

Em 1984 foi feita a pintura interna da capela. 

O padre Argemiro foi pessoa muito importante para nossa comunidade, pois atuou nela durante 21 anos (de 1978 à 1999). 

Com a colaboração dos membros da Comunidade pode-se fazer um verdadeiro histórico da Capela Imaculada Conceição. E importante para os que construíram e ainda estão construindo e também para os que não conheceram os fatos de um trabalho realizado com fé, esperança, dedicação e muita determinação.  
PASTORAIS E MOVIMENTOS:
Batismo
Canto
Catequese de adulto
Catequese infantil
Coroinha
Crisma
Círculo bíblico
Dízimo
Meces
Pastoral da família
Perseverança 
ENDEREÇO:
Rua Calixto dos Santos - Boa Esperança - Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ 
MISSA:
Domingo às 10:00h
FOTOS:
 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal