Batismo - Index

Batismo

Sacramentos
O QUE É O BATISMO?
Batismo é o Sacramento de entrada na comunidade cristã. É a semente da vida em comunidade. Como toda semente, o Batismo deve ser cuidado, adubado, regado, para que cresça e produza frutos. O Sacramento do Batismo não tem poder mágico "jogou água na cabeça e já é cristão". O Batismo vai se realizando por toda vida. A vida inteira a gente vai se fazendo cristão. Daí a importância do testemunho da família, dos padrinhos, da comunidade cristã, que juntos, devem respirar cristianismo e tornarem-se uma escola de fé e fraternidade. Portanto, pais e padrinhos, ao pedirem o Batismo para a criança, devem preocupar-se com a formação humana e religiosa de seu filho ou afilhado.
ENCONTROS DE PREPARAÇÃO AO SACRAMENTO DO BATISMO NESTA PARÓQUIA
Pais e padrinhos deverão comparecer ao 1º encontro que será no 1º domingo do mês no salão paroquial das 09:00h às 12:00h;

Atenção: A equipe de Batismo fará um encontro na casa dos pais entre o 1º e o 3º domingo, onde os padrinhos também deverão estar presentes.

No 3º encontro a criança será apresentada e receberá os ritos iniciais do Batismo na missa das 11:00h de domingo.

A Celebração do Batismo acontecerá sempre no 4º domingo do mês na missa das 11:00h. Recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MARCAR
LOCAL: SECRETARIA PAROQUIAL (3ª à 6ª feira das 08:00h às 13:00 e das 14:30 às 18:00h e Sábado de 8:00h às 12:00h)
DOCUMENTOS QUE DEVERÃO SER APRESENTADOS NO ATO DA MARCAÇÃO, SOMENTE PARA O REGISTRO CORRETO DAS INFORMAÇÕES NO LIVRO DE BATISMO.

Certidão de nascimento da criança (cópia - Ficará na Igreja);
Comprovante de residência dos pais; (Não é necessário cópia)
Padrinhos (Maiores de 16 anos)
 Se Solteiros:  Certidão de Nascimento (Não é necessário cópia)
 Se Casados: Certidão de Casamento Civil e Religioso (Não é necessário cópia)
 E informar o nome da Igreja onde foram Batizados

OBS.: Os padrinhos escolhidos para o Batismo devem ser católicos, de vida cristã e situação matrimonial regular perante a igreja (se casados), maiores de 16 anos.
Não podem ser divorciados!
OBS: Batismo para crianças até os 6 anos de idade. Aquelas de 7 anos em diante deverão freqüentar o Catecismo
Atenção moradores em outras paróquias

Pais que residem fora do nosso território paroquial deverão participar de todas as preparações na paróquia mais próxima mais próximo a residência (assim como os padrinhos).
logo após a participação nas mesmas, deverão trazer o comprovante do curso juntamente com os documentos acima
O batismo deverá ser marcado somente pelo pai ou a mãe da criança

Qualquer esclarecimento deverão procurar o Pároco.

Copyright 2015. All rights reserved.