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Os sacramentos da Igreja

Sacramentos
OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio. Os sete sacramentos atingem todas as etapas e todos os momentos importantes da vida do fiel: dão à vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. Nisto existe uma certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual. 
Segundo esta analogia, temos primeiramente os três sacramentos da iniciação cristã, em seguida os sacramentos de cura, e finalmente os sacramentos que estão a serviço da comunhão e da missão dos fiéis. Sem dúvida, esta disposição não é a única possível, mas ela permite ver que os sacramentos formam um organismo no qual cada um especificamente tem o seu lugar vital. Neste organismo, a Eucaristia ocupa um lugar único enquanto sacramento dos sacramentos: todos os demais sacramentos estão ordenados a este como a seu fim.                       
OS TRÊS SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTà
Pelos sacramentos da iniciação cristã - Batismo, Confirmação e Eucaristia - são colocados os fundamentos de toda a vida cristã. A participação na natureza divina, que os seres humanos recebem como dom, mediante a graça de Cristo, apresenta uma certa semelhança com a origem, o desenvolvimento e a sustentação da vida natural. Os fiéis, de fato, renascidos no Batismo, são fortalecidos pelo sacramento da Confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia. Assim, por efeito desses sacramentos da iniciação cristã, estão em condições de saborear cada vez mais os tesouros da vida divina e de progredir até alcançar a perfeição da caridade. 
OS DOIS SACRAMENTOS DA CURA 
Pelos sacramentos da iniciação cristã o ser humano recebe a vida nova de Cristo. Ora, esta vida nós a trazemos "em vasos de argila" (2Cor 4,7). Agora, ela ainda se encontra "escondida com Cristo em Deus" (Cl 3,3). Estamos ainda em "nossa morada terrestre" (2Cor 5,1), sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filho e filha de Deus pode se tornar debilitada e até perdida pelo pecado. O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos - Ele que remiu os pecados do paralítico e restituiu-lhe a saúde do corpo - quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramento da Penitência e o sacramento da Unção dos Enfermos.  
OS DOIS SACRAMENTOS DO SERVIÇO DA COMUNHÃO 
O Batismo, a Confirmação e a Eucaristia são os sacramentos da iniciação cristã. Fundam a vocação comum de todos os discípulos e discípulas de Cristo, vocação à santidade e à missão de evangelizar o mundo. Conferem as graças necessárias à vida segundo o Espírito nesta existência de peregrinos a caminho da Pátria. Dois outros sacramentos, a Ordem e o Matrimônio, estão ordenados à salvação de outrem. Se contribuem também para a salvação pessoal. é através do serviço aos outros. 

Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do povo-de-Deus. 

Nesses sacramentos, os que já foram consagrados pelo Batismo e pela Confirmação para o sacerdócio comum de todos os fiéis, podem receber consagrações específicas. Os que recebem o sacramento da Ordem são consagrados para ser - em nome de Cristo - pela palavra e pela graça de Deus, os pastores da Igreja. Por sua vez, os esposos cristãos, para cumprir dignamente os deveres de seu estado, são fortalecidos e como que consagrados por um sacramento especial.   
OS SACRAMENTAIS 
Chamamos de sacramentais os sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os seres humanos para receberem o fruto dos sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida. 
Entre os sacramentais, ocupam lugar importante as bênçãos. Compreendem, ao mesmo tempo, o louvor a Deus por suas obras e seus dons e a intercessão da Igreja, a fim de que os seres humanos possam fazer uso dos dons de Deus segundo o espírito do Evangelho. 
Além da Liturgia, a vida cristã se nutre de formas variadas da piedade popular, enraizadas em suas diferentes culturas. Velando para mantê-las à luz da fé, a Igreja favorece as formas de religiosidade popular que exprimem um instinto evangélico e uma sabedoria humana enriquecendo, de fato, a vida cristã.   
FONTE: Frater Henrique Cristiano José Matos, cmm. Curso de Liturgia para Leigos - A partir da "Sacrosanctum Concilium"
 
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