LEGIÃO DE MARIA

O QUE É?
É uma associação de leigos católicos, sob a proteção de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho ativo apostólico, promove a santificação de seus legionários. A Legião tem apenas em vista o bem espiritual e, portanto, não dá auxílio material.

ONDE FOI FUNDADA?
Na Irlanda em 1921 e se espalhou pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1951. O primeiro grupo foi formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo. Está em todo o Brasil, nos mais longínquos lugares, numa expansão continuada. Há legionários que vão à Amazônia para fundar Praesidia e voltam lá para mantê-los unidos e com trabalhos corajosos.

QUEM PODE INGRESSAR NA LEGIÃO?
Todos os católicos praticantes que o desejarem, homens e mulheres, casados e solteiros, sem distinção de classe, profissão ou cultura e até jovens abaixo dos 18 anos.

COMO É CONSTITUÍDA A LEGIÃO?
De duas categorias: legionários ativos e legionários auxiliares.

FINALIDADE DA LEGIÃO DE MARIA:
A Legião de Maria tem como fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: o esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do Reino de Cristo.

INSTRUÇÃO PERMANENTE:
O serviço legionário exige de cada membro da Legião:

1 – A assistência pontual e regular à reunião semanal do Praesidium, onde deve apresentar em voz alta e compreensível o relatório exato do trabalho realizado;

2 - A reza diária da Catena Legionis;

3 – A execução de um trabalho legionário, ativo e bem definido, em espírito de fé e união com Maria, de tal forma que, pelo legionário, seja Maria, a Mãe de Jesus, que mais uma vez contemple e sirva a Pessoa Adorável de seu divino Filho, naqueles por quem o legionário trabalha e nos seus colegas de ação;

4 – Segredo Absoluto sobre os assuntos tratados em reunião ou conhecidos na realização da atividade legionária;

ORDEM A SE OBSERVAR NA REUNIÃO:
01 - ORAÇÕES INICIAIS DA TESSERA, INCLUSIVE O TERÇO
02 - LEITURA ESPIRITUAL