Familiar - Index

Pastorais
PASTORAL FAMILIAR
O QUE É
A Pastoral Familiar surgiu da necessidade de atuação da  Igreja junto às famílias devido às amplas, profundas e rápidas  transformações da sociedade e da cultura, pondo em questão esta  instituição que constitui o cerne da sociedade. A família sempre foi de  grande importância para a Igreja pois através dela que o homem começa  sua vida, forma sua base.
Em 1980, de 26 de setembro a 25 de outubro , realizou-se em Roma o  sínodo dos bispos sobre a função da família cristã no mundo de hoje  resultando na Exortação Apostólica Familiaris Consortio do papa João  Paulo II . Com base nesta encíclica, a CNBB publicou o documento 65 – A  Pastoral Familiar no Brasil que serve de subsídio para a implantação da  Pastoral Familiar nas Paróquias.
MISSÃO
A Pastoral Familiar tem como missão ser misericordiosa, acolhedora,  integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do  sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades  de amor.
A Pastoral familiar destina-se a todos os tipos de pessoas e famílias  para ajudá-las e servi-las – famílias bem constituídas,  desestruturadas, futuras famílias, famílias em situação de miséria,  distanciadas da vida da igreja, discriminadas, de migrantes, mães e pais  solteiros, pessoas sem família, divorciadas, viúvos e em toda situação  familiar que necessite de ajuda e acolhimento.
Para melhor atuação, a Pastoral Familiar divide-se em três setores: Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e casos especiais.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
• acolher com amor e simplicidade todas as pessoas, casais, movimentos, serviços, instituições e organizações que trabalham em prol da família ou se empenham em sua promoção;
• animar, estimular e apoiar o trabalho de todos na Pastoral Familiar diocesana ou paroquial,
• estabelecer orientações e linhas comuns para a ação pastoral;
• servir de elo de ligação entre as diversas estruturas existentes: família-grupo-comunidade; comunidade-paróquia; paróquia-setores das dioceses; pastorais, movimentos, associações.
ENCONTROS

Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal